Para se tornar advogado é necessário um bacharel de direito e ser aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB. A prova da OAB é conhecida pelo elevado grau de dificuldade, que reprova grandes quantidades de pretensos a advogados por ano. Essa prova aplicada três vezes por ano e é composta de questões teóricas eliminatórias e práticas.
Uma vez aprovado pela OAB, o advogado pode trabalhar defendendo clientes em ordens civis, penais ou trabalhistas. Na área jurídica para empresas ou em escritórios particulares. Porém boa parte resolve ingressar em carreira pública.
De acordo a sua especialização o advogado pode estra inserido em qualquer uma destas áreas: Assessor Jurídico. Consultor Jurídico. Procurador Jurídico. Auditor Jurídico. Planejamento Ensino Controlador Jurídico.
O mercado de trabalho para advogados está sempre aquecido e com grande procura. Na carreira publica o setor mais em alta é o atendimento da população carente. Um estudo feito pela consultoria Michael Page para o setor jurídico mostra que os salários de um advogado júnior podem variar entre dois mil e quatro mil reais. O que influencia nesta diferença é o local onde está inserido, seja empresa ou nível de região do país.
E claro, a área de especialização. No Rio de Janeiro o sindicato de advogados assegura o salario mínimo de dois mil e trezentos por exemplo. Isto para quem trabalha oito horas diárias ou quarenta horas semanais. Já no Distrito Federal esse valor é de três mil para o mesmo período de trabalho. Também no Distrito Federal paga-se dois mil reais para trabalhar quatro horas diárias. Existe também uma tabela de salários dos advogados.
Essa tabela não serve para base de salário mínimo, porém mostrar a média salarial de diversas áreas e o nível do advogado. De acordo essa tabela, um advogado trabalhista tem a média de dois mil e quinhentos reais mensais nos primeiros três anos exercendo a função. Essa média sobe para três mil com quatro a sete anos. E para quatro e quinhentos a dez mil com sete anos ou mais. Ainda de acordo essa tabela o advogado que mais recebe bem é o do setor empresarial, podendo chegar a receber até vinte mil por mês em nível de advogado sênior.
Você pode acessar a tabela salarial. Esses períodos de tempo equivalem a: Júnior= Um a três anos exercendo a função; Pleno= Quatro a sete anos na função; Sênior= Sete anos ou mais de advocacia.